quinta-feira, 14 de junho de 2012

Unidades de medidas

O que é medir, ou fazer uma medição?
     Medição é a atividade de comparar uma unidade com um padrão pré-definido.
     Por exemplo: Um metro é a unidade de medida pré-definida (padrão), que corresponde a fração 1/300.000.000, da distância percorrida pela luz, no vácuo em um segundo, definição que passou à vigorar a partir de 1983, por um grupo de cientista, conforme a História recente da Matemática.

Grandezas
     É tudo aquilo que pode ser medido.

Grandezas discretas e grandezas contínuas
     As grandezas discretas são aquelas em que a medida obtida é sempre um número inteiro. Por exemplo: Em uma fila há 5 alunos, um casal tem 3 filhos.
Grandezas contínuas
    São aquelas em que a medida obtida é um número que pode ser não inteiro. Por exemplo: A temperatura registrada num termômetro é 36,5 ºC.

Grandezas: É tudo aquilo que pode ser medido.

     MEDIR
          Medir é comparar certa quantidade de uma grandeza com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como unidade.

     EM INFORMÁTICA
          Assim como a água é medida em litros ou o açúcar é medido em quilos, os dados de um computador são medidos em bits e bytes.
     Bite, baite, quilobaite, megabaite, gigabaite e terabaite são termos aportuguesados das palavras da língua inglesa bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte. 


Transformações de unidades de medidas
Regra pratica:
      Para fazer as transformações de unidades de comprimento, de um número "maior" para um número menor, multiplicamos por 10 a cada passagem para a direita, e podemos fazer ao contrário, quando precisarmos transformar um número "menor" para um número "maior", isto é, dividimos por 10, a cada "passagem". 
Exemplos: 200 m para  cm  =   2 0000 cm
                   0,10 cm para km = 10.000 km ou 1.10⁻⁶ km
Medidas de superfície
Objetivos

  •      Calcular a área de paralelogramos, triângulos, trapézios e losangos.

Regra pratica:
     Para fazer as transformações de unidades de área, de um número "maior" para um "menor", multiplicamos por 100 a cada passagem para a direita, e podemos fazer ao contrário, quando precisarmos transformar um número "menor" para um "maior", isto é, dividimos por 100, a cada "passagem". Exemplos: 


35 m² para cm² = 350000 cm²
0,235 mm² para m²= 2,35 x 10⁻⁴

Medidas de volume
Objetivos

  • Reconhecer unidades de medida de volume e de capacidade.
  • Transformar unidades de medida de volume.
  • Calcular o volume de paralelepípedos e de cilindros.
  • Estabelecer relações entre as unidades de medida de volume e de capacidade.
Regra pratica:     

     Para fazer as transformações de unidades de volume, de um número "maior" para um "menor" multiplicamos por 1000 a cada passagem para a direita, e podemos fazer ao contrário, quando precisarmos transformar um número "menor" para um "maior", isto é, dividimos por 1000, a cada"passagem". 

Exemplos: 1,5 m³ para dm³ = 1500 dm³

                   48 cm³ para m³ = 4,8 x 10⁻⁵ m³ 
Regra pratica:     

     Para fazer as transformações de unidades de massa, de um número "maior" para um "menor" multiplicamos por 10 a cada passagem para a direita, e podemos fazer ao contrário, quando precisarmos transformar um número "menor" para um "maior", isto é, dividimos por 10, a cada"passagem". 

Exemplos: 5,5 kg para g = 5500 g
                   15 g para mg = 15000 mg