segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gráficos

Construindo e interpretando gráficos
1. Porcentagens e gráficos
    A professora atribui estes conceitos a seus alunos:
    A: ótimo
    B: bom
    C: regular
    D: insatisfatório
Observe a tabela com o número de alunos que obtiveram cada conceito na 7ª série.

Conceito
Frequência
A
8
B
18
C
10
D
4
Total: 40 alunos
Frequência: número de alunos que obteve cada conceito.
     Para analisar o desempenho da turma, a professora calculou a porcentagem de alunos da classe com cada conceito.
Conceito A: 8 em 40 alunos. 8/40 = 0,2 x 100 = 20%
Conceito B: 18 em 40 alunos. 18/40 = 0,45 x 100 = 45%
Conceito C: 10 em 40 alunos. 10/40 = 0,25 x 100 = 25%
Conceito D: 4 em 40 alunos. 4/40 = 0,10 x100 = 10%
(Observem que para transformarmos a chamada frequência absoluta em frequência relativa, basta dividirmos cada item referente aos conceitos pelo total de alunos e após multiplicarmos o número decimal resultante por cem).

     Organizando as porcentagens obtidas em um quadro.

Conceito
Frequência relativa
A
20%
B
45%
C
25%
D
10%
Total: 100%
Construída a tabela de porcentagens, a professora fez um gráfico de barras para visualizar os resultados.